Missões Josefinas 2010 – Apucarana (PR)

Há 11 anos, no mês de julho, a Província Nossa Senhora do Rocio, dos Oblatos de São José, realiza as Missões Josefinas. Aproveitando o período de férias escolares, programação de recesso de profissionais liberais e trabalhadores da vinha do Senhor, nos colocamos a caminho da Evangelização. Este ano de 2010 o destino foi Apucarana, cidade ao Norte do Paraná, região do vale do Ivaí, Diocese de Apucarana, na Paróquia Santuário São José e suas comunidades.

A partir do convite do Pároco Reitor, Pe. João Batista da Silva, que motivado pela celebração do Jubileu da comunidade paroquial, encontrou nas missões um serviço em prol da animação da comunidade, do fortalecimento das lideranças e a busca de casa em casa dos que, por um motivo ou outro, estavam afastados ou desanimados em sua vivência eclesial e de fé.

Como eixo das missões tratamos de uma Igreja Discípula Missionária dentro da realidade de Apucarana, na vivência do Plano Diocesano de Pastoral e suas dimensões.

A comunidade, a equipe missionária e o CPP (Conselho de Pastoral Paroquial) fizeram pedidos de temas para serem trabalhados nas noites de formação. Definiu-se por estes: Igreja Fundamentada na Palavra (segunda-feira), com um anseio de responder aos grupos de vivência, encorajando-os a exemplo da comunidade dos Atos dos Apóstolos a caminhar na união fraterna, na partilha da palavra e como Igreja doméstica e comunitária. Sacramentos (terça-feira), numa visão de retomar os compromissos de realização dos mistérios do Cristo em nossas vidas, e como comunidade deixar estar em nós os sinais visíveis da graça invisível contida na matéria dos sacramentos.

Eucaristia (quarta-feira), como fonte motivadora, alimento da vida comunitária e sinal presente do Cristo que se realiza e planifica na vida da Comunidade. Discipulado e a Missionariedade (quinta-feira), refletimos sob a luz do tema de uma Igreja convidada ao discipulado, voltada às fontes originais do batismo, do Evangelho e do mandato de Jesus: Ir, pregar, fazer discípulos e batizando e convidando a conversão. E por fim, o Dízimo (sexta-feira), onde refletimos sobre o compromisso da manutenção da Igreja, um serviço de fé, de conversão e de confiança.  Reconhecer no dízimo a sinceridade de dar a Deus a sua parte doada e assim a comunidade poder se manter, realizar a evangelização e dar aos pobres o atendimento de suas necessidades.

Foram realizados encontros com as crianças, tanto no centro como nas comunidades, momentos de muita alegria e integração. Crianças e adolescentes fizeram um circuito de oficinas começado pela espiritualidade, passando pela reflexão da família, caminhando para a oficina de artes, canto/música, vocacional, com um teatro de sombras e acabando na roda da brincadeira, ofertando assim, de modo lúdico, a proposta de ser na vida catequética um discípulo missionário.

Também aconteceram três noites de encontros com os jovens, seguindo os passos do projeto do Centro Juvenil Vocacional, da Província, passos dentro da evangelização da Juventude. Um desafio grande onde os jovens saíram em busca de outros jovens, mostrando uma nova possibilidade, o desafio de sair de um sossego e ir ao encontro de Cristo.

Estes relatos foram dos serviços realizados nas comunidades, além de outros aqui não descrito. Uma marca desta missão foi a diversidade, com um grupo composto por diferentes idades, diferentes procedências. Foi uma missão de muita integração e disposição por parte do grupo missionário.

Todas as manhãs os grupos localizados nas comunidades se reuniam para a oração fraterna, em uma atitude de se abastecer do Cristo para ir à sua messe durante o dia. Sendo cidade, devido a rotina de trabalho, muitas vezes as pessoas não eram encontradas. As formações noturnas também foram uma saída estratégica para atingir os operários que durante o dia buscavam o seu sustento, sendo esta uma atitude muito louvada, por aqueles que pensaram que seriam esquecidos pela impossibilidade provinda do trabalho.

Missões 2010, um tempo de paz e de felicidades para todos que ali estiveram. Não se deixe mover pelo sossego! Este é um convite para dar passos na fé, no crescimento e na busca de alternativas para alcançar a todos, e também a si mesmo, não deixando parar o grito que Paulo ouvia “Ai de mim se não evangelizar”, que é dito para nós hoje.

Uma imensa gratidão a todos os que contribuíram para que pudéssemos chegar a todas as casas, as lojas, sítios, chácaras, fazendas, enfim, de toda a comunidade. Seja com a entrada, com os sinais da missão ou ainda pela mensagem deixada através dos santinhos, panfletos, estudos, orações ou a cordialidade de um cafezinho e um diálogo de irmãos na partilha da fé e da esperança.

Foi muito amistosa a presença de Dom Celso Antonio Marchiori, Bispo Diocesano de Apucarana, pelo carinho de estar conosco na semana. De nos reconhecer e nos gratificar com a notificação de nossa presença no funeral de Dom Domingos Wisniewski, Bispo Emérito daquela sede episcopal. E também por ter abençoado as cruzes que a Pastoral Missionária lançou como sinal permanente dos missionários.

Minha gratidão a todos os que contribuíram com a oração e aos que fizeram acontecer a Missão Juvenil Vocacional Josefina de 2010.

Pe Paulo Siebeneichler – OSJ
Animador da Pastoral Missionária

Fale Consoco
twitter
 
 
 
Rafhaelboiko
Fale Consco